domingo, 3 de janeiro de 2010

Portal da transparência

Esta primeira semana do ano começou me deparando com uma propaganda do governo federal que incentiva a população acessar o "portal da transparência" (www.portaltransparencia.gov.br), criado em 2004 no intuito de dar oportunidade ao internauta em fazer o monitoramento das aquisições e despesas dos impostos arrecadados pelo Estado.


Até aí tudo bem. É uma ótima notícia saber que podemos ter acesso a esse tipo de conteúdo de grande importância a todos que querem conhecer, analisar e monitorar o movimento financeiro do governo, para diversos fins, sejam eles políticos ou ideológicos. O problema é que o portal da transparência não é tão transparente quanto parece. Não é qualquer um que, ao acessar o portal, terá em mãos as informações procuradas, pois os dados não são colocados em uma linguagem tão acessível assim.

O portal da transparência utiliza uma linguagem bastante técnica que dificulta bastante o cidadão terem a total compreensão daquilo que ele eventualmente vai pesquisar. Faça uma simples consulta e entenderão bem o que estou postando aqui neste blog (www.repertoriogeografico.com). Isso me remete a conclusão que, ainda sim existe uma verdadeira segregação do conhecimento político das mais variadas naturezas, ao povo que continua leigo a respeito dessa temática que permanece oculta para a maioria da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário