quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Entenda a revolução árabe


A revolução do mundo árabe é um dos assuntos que ganhou grande repercussão na mídia nos últimos anos. Uma verdadeira reação em cadeia vem ocorrendo nos países do norte da África e do Oriente Médio.  As populações buscam se desprender das amarras totalitárias de seus governos, na busca de um regime mais democrático.

O mundo árabe consiste no conjunto de países que falam ou que possuem uma forte identificação a língua árabe. Estes países apresentam traços históricos, culturais e religiosos bastante característicos. No total, o mundo árabe é constituído de 22 países que se distribuem desde o norte da África até a costa oeste da península arábica, localizada no oriente médio.

Países do mundo árabe
Os fatores que levaram à revolução do mundo árabe são muitos. Dentre eles os principais são: 

Imposição de regimes totalitários exercem o seu poder ao longo de muitos anos, muitas vezes apoiados pelas grandes potências mundiais.

Crises sociais provocadas pela falta de investimento em setores importantes da economia não ligados a exportação de petróleo, o que causou um cenário de desemprego e de inflação nesses países.

Construção de ideais democráticos, principalmente pela população mais jovem que se espelham nos exemplos de grandes países capitalistas.

E a desigualdade social que separa a maioria da população das grandes elites ligadas ao governo e ao setor petrolífero.


Vale lembrar que além destes fatores, a revolução árabe foi favorecida pelas seguintes situações:

Os países do mundo árabe possuem um idioma comum, o que facilitou a propagação do movimento revolucionário.

O uso da internet, através do Twitter, e dos demais meios de comunicação promoveram uma disseminação rápida destes ideais. 

Além do fato destes países apresentarem problemas sociais, políticos e econômicos de mesma natureza.

Devemos por em destaque a importância econômica do petróleo para este processo, pois ele tem um papel bastante negativo. O petróleo fortaleceu ditadores e governantes hereditários (reis) que até hoje estão no poder. E isso enfraqueceu a Democracia e a liberdade nestes países.


As grandes potências mundiais assistem apreensiva a revolução. Vale lembrar esta área abriga 60% das reservas de petróleo do mundo.Além disso, lá existe uma importante via de passagem – o canal de Suez, que liga o mar Mediterrâneo às águas do Oceano Índico pelo Mar Vermelho.


Canal de Suez no Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário