quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eras geológicas


O Tempo Geológico é ao mesmo tempo um assunto fundamental e uma dor de cabeça para qualquer estudante de geografia. É um tema que gera muitas controvérsias - Cada autor o aborda de forma diferente, seja nos livros, nas aulas ou nas páginas da internet. Faça um teste: escreva na google "tempo geológico" e  observe. As classificações são diferentes, não são?

Conhecendo o tempo geológico

O tempo geológico corresponde a linha do tempo que demonstra a história do planeta Terra até os dias atuais. O entendimento deste assunto é fundamental para explicação de coisas como as características geológicas de um determinado local, as antigas formas de vida e suas correspondentes evoluções, além de ajudar a explicar o passado ambiental da Terra em determinados períodos.´

Basicamente, as o tempo geológico estão divididadas hierarquicamente em Supereons, Éons, Eras, Períodos e Épocas. Cabe aos estudantes apenas conhecimento das quatro primeiras divisões. As Épocas, também conhecido como Séries, é um conhecimento um pouco mais aprofundado.

Os Supereons

 Pré-Cambriano e a formação da Terra
Acima do Éon, encontramos o Supereon. De acordo com a classificação, ele é correspondido apenas pelo Pré-Cambriano, também conhecido como Criptozóico. Este tempo geológico, corresponde a à todo período que vai desde a formação do Planeta, até o aparecimento das primeiras formas de vida representadas por microrganismos. 

Os Eons

Os Eons podem ser divididos em dois subgrupos. O primeiro grupo - Hadeano, Arqueano e Proterozóico - fazem parte do Supereon Pré-Cambriano, ou seja, são os mais antigos. O segundo grupo corresponde apenas ao Éon Fenerozóico. É neste Éon que formas de vidas mais complexas se desenvolveram e estão presentes até os dias atuais.

  • Hadeano - é éon mais antigo. O nome "Hadeano" vem do grego hades, que significa "inferno", e foi cunhado pelo geólogo Preston Cloud para o período sobre o qual se tem pouca ou nenhuma informação geológica. Sabe-se que esse éon abrange o período de formação do sistema solar e do planeta Terra.
  • Arqueano - é caracterizada pela formação da crosta terrestre, em que surgiram os escudos cristalinos e as rochas magmáticas, nos quais encontramos as mais antigas formações de relevo. 
  • Proterozóico - Durante esse período ocorreu intensa atividade vulcânica, fato que promoveu o deslocamento do magma do interior da Terra para a superfície, originando os grandes depósitos de minerais metálicos, como, por exemplo, ferro, manganês, ouro, etc. Na era geológica do Proterozoico ocorreu grande acúmulo de oxigênio na atmosfera. Também ficou caracterizada pelo surgimento das primeiras formas de vida unicelulares avançadas.  
  • Fanerozóico - É o éon geológico que abrange os últimos 543 milhões de anos.Tem início após o  éon Proterozoico e é o éon ao longo do qual a abundância de vida é maior.
As eras

Existem inúmeras eras geológicas, tanto no pré cambriano quanto no fanerozóico. Porém, são abordados apenas as eras do fanerozoico em sala de aula,  pois são elas as determinantes para a formação do espaço geográfico atual. 
Eras geológicas do Pré-Cambriano

Portanto, as principais eras geológicas são a Paleozóica, a Mesozóica e a Cenozóica.

Paleozóica - Nesse período a superfície terrestre passou por grandes transformações, entre eles estão o surgimento de conjuntos montanhosos como os Alpes Escandinavos (Europa). Essa era geológica também se caracteriza pela ocorrência de rochas sedimentares e metamórficas, formação de grandes florestas, glaciações, surgimento dos primeiros insetos e répteis.

Mesozóica - Ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo. Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas. Outras características dessa era geológica são: divisão do grande continente da Pangeia, surgimento de grandes répteis, como, por exemplo, o dinossauro, surgimento de animais mamíferos, desenvolvimento de flores nas plantas.

Dinossauros de período Jurássico
Cenozóica - O princípio da Era Cenozoica marca a abertura do capítulo mais recente da história da Terra. O nome desta era provém de duas palavras gregas que significavam "vida recente". Durante a Era Cenozoica, a face da Terra assumiu sua forma atual. Houve muita atividade vulcânica e formaram-se os grandes maciços montanhosos do mundo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. A vida animal transformou-se lentamente no que hoje se conhece.

Os períodos

Os períodos são abordados principalmente através dos acontecimentos ocorridos na biosfera terrestre. Abaixo, segue a divisão dos períodos de acordo com as eras geológicas.

Era paleozóica

  • Cambriano - primeiros anelídeos, artrópodes, moluscos e trilobitas.
  • Ordoviciano - primeiros peixes.
  • Siluriano - Primeiras plantas terrestres.
  • Devoniano - Primeiros peixes modernos.
  • Carbonífero - Primeiros insetos, lagartos e carvões.
  • Permiano - Primeiros répteis gigantes.

Era Mesozóica

  • Tríássico - Primeiros dinossauros e pterosauros.  Os continentes estavam unidos - Pangeia.
  • Jurássico - Dinossauros dominam, e surgem os primeiros mamíferos e aves. A Pangeia separa em Gondwana e Laurásia.
  • Cretáceo - Primeiras plantas com flores, primeiros mamíferos placentários e a extinção dos dinossauros.

Era Cenozóica

  • Teciário - Período que o homo habilis aparece. Surge os primeiros rinocerontes, gatos, camelos, cavalos, grandes símios e ursos, cachorros, elefantes, baleias, morcegos e gelo na Antártica. 
  • Quaternário - É o período mais recente em que o homem se desenvolve e expande a sua civilização.


Este quadro esquematiza tudo o que foi abordado neste artigo. 

Tempo geológico esquematizado
Então, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário