INTRODUÇÃO
As saídas a campo são de grande importância para o desenvolvimento do saber e da cidadania no aluno. Elas buscam preencher a lacuna que falta na compreensão do saber local e regional vivenciada por cada um de nós no nosso cotidiano. Infelizmente são poucos aqueles que conhecem de forma mais coesa a própria cidade onde mora, ou mesmo da região em que vide. É como se existisse um espaço inexplorado debaixo do próprio nariz.
Para tanto, este projeto visa apresentar, aos alunos, um pouco mais da biodiversidade paisagística da capital baiana. Desta forma, o trabalho tem como principal objetivo semear um conhecimento que valorize as escalas local e regional fora de sala de aula, valorizando, acima de tudo os ideais e o saber contidos na grandeza categórica do lugar.
SOBRE O PARQUE DAS DUNAS
UNIDUNAS é uma OSCIP – (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), criada com o intuito de preservar o meio ambiente nas áreas remanescentes de dunas e restingas da APA do Abaeté, e vem protegendo a área durante vários anos da prática de especulação imobiliária, off-road, retiradas da flora e da fauna.
Há anos incentiva a visitação de instituições de ensino, associações, ONG's, entre outros, demonstrando o potencial da área.
Importância
Considerado o maior projeto ambiental do município de Salvador, são inúmeras as razões para preservar o Parque Ecológico da Restinga.
A sua importância ambiental deve-se a causas históricas, ambientais climáticas e sociais, portanto é necessário:
• Preservar o ecossistema natural das dunas, de forma a assegurar as condições ecológicas e o bem-estar e segurança da população;
• Preservar um importante remanescente da restinga do município do Salvador;
• Preservar a Biodiversidade (a flora e fauna nativa, de forma a impedir a sua destruição, bem como preservar as espécies ainda existentes, ex: quatro espécies endêmicas da flora);
• Proporcionar ao público em geral, atividades interpretativas através das trilhas guiadas e do Centro de Visitantes;
• Desenvolver atividades recreativas, tais como piquenique, descanso, parque infantil e trilha;
• Promover pesquisas científicas sobre os recursos naturais do Parque;
• Proteger os aquíferos existentes pela manutenção da cobertura vegetal;
Benefícios de Preservar:
• Gera um micro clima agradável;
• Contribui para a recarga do aquífero subterrâneo;
• Manter a vegetação fixa as dunas;
• Preservar o habitat de diversas espécies vegetais e animais;
• Contribui para a melhoria do ar;
• Age como barreira hidráulica ao avanço subterrâneo da cunha salina;
• É o pulmão verde da cidade e purifica o ar;
• Será uma das melhores opções de lazer natural da cidade;
• Contribui para a qualidade de vida da população;
• É uma paisagem impar e belíssima;
• É Patrimônio Baiano!
CONTATO:
AV. JOSÉ AUGUSTO TOURINHO DANTAS, Nº. 1001, PRAIA DO FLAMENGO, SALVADOR – BAHIA – BRASIL. TEL (71) 3374 - 7721 / (71) 3036 - 1399
http://www.unidunas.com.br/site/
PROJETO A SER REALIZADO NO 1º ANO:
O projeto terá como plano de fundo a polêmica questão que envolve a ampliação do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e os seus impactos sobre a restinga, ecossistema associado à Mata Atlântica.
Para turma de primeiro ano, a saída ao Parque das Dunas será relevante ao desenvolvimento de um JURI SIMULADO. O objetivo estimular uma pesquisa que culmine na construção de argumentos utilizados na apresentação do júri. Para tanto, os alunos interpretarão papéis de advogados de defesa, acusação e testemunhas distribuídos em dois grupos. O primeiro grupo se encarregará na defesa da AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO LUIS EDUARDO MAGALHÃES. O segundo grupo será responsável pela acusação do CRIME AMBIENTAL referente à degradação do ecossistema afetado.
O júri será representado por três membros da equipe docente e coordenação. O juiz, será representado pelo professor, organizador do projeto. A avaliação será atribuída à CLAREZA, OBJETIVIDADE, INTERPRETAÇÃ, CRIATIVIDADE e COERÊNCIA dos argumentos apresentados pela acusação e defesa. Ambos os grupos deverão elaborar um trabalho escrito orientado pelo professor.
PROJETO A SER REALIZADO NO 9º ANO J E K
Tendo em vista à saída a campo ao PARQUE DAS DUNAS, o projeto objetiva a VALORIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL na capital baiana. Para tanto, os alunos se dividirão em grupos que irão compartilhar os conhecimentos adquiridos através de um trabalho escrito entregue ao professor.
Esses trabalhos serão divulgados na página do REPERTÓRIO GEOGRÁFICO, objetivando assim o compartilhamento das experiências adquiridas. O trabalho escrito será composto pelo roteiro da saída a campo além do estudo prévio da sobre o ecossistema restinga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário