
A Nasa encontrou um sistema de estrelas jovens que pisca a cada 93 dias. A descoberta foi possível graças às observações feitas com o Telescópio Espacial Spitzer.
Esse disco segura as duas estrelas, como se fosse um bambolê. Como os astros giram em torno de si, periodicamente saem do disco. Isso faz com que o sistema alterne fases de brilho intenso ou mais fraco a cada três meses, como se parecesse piscar.
A ilustração acima mostra o disco desalinhado das estrelas. Isso, provavelmente, acontece por uma perturbação gravitacional da terceira estrela, que orbita na periferia do sistema.
O 16A YLW é o quarto exemplo de um sistema estelar conhecido por piscar dessa forma. A descoberta sugere que esses sistemas podem ser mais comuns do que se pensava.
Os pesquisadores acreditam que esse disco de poeira poderá, no futuro, dar origem a planetas e outros corpos celestes. Isso faz com que sistemas como o 16A YLW possam ajudar os astrônomos a estudar, no futuro, como planetas se formam nesses ambientes.
Fonte: revista infoEXAME
Nenhum comentário:
Postar um comentário