terça-feira, 1 de abril de 2014

CONFLITOS NO MUNDO - GABARITO DA AVALIAÇÃO PARCIAL 2° ANO


01. Observe a imagem abaixo, do episódio ocorrido no dia 11 de setembro de 2001
Explique como os atentados do dia 11 de setembro provocou as posteriores guerras do Iraque e do Afeganistão.
O inesperado atentado às torres gêmeas provocou no mundo, uma sensação de temor a outros atentados. O presidente americano George W. Bush, anunciou uma grande busca dos responsáveis, além de intensificar o combate ao terrorismo no mundo.  Desta forma, duas grandes guerras surgiram no Oriente Médio, uma no Afeganistão, tendo  em vista o combate ao terror e a captura de Osama Bin Ladem, e a outra no Iraque, em virtude da suspeitas da fabricação de armas químicas em seu território. 

02.
TEXTO I
Se a história moderna do Oriente Médio ensina alguma coisa, é que uma paz mal concebida pode originar problemas fatais ...
("JORNAL DO BRASIL", 19/09/93.)
TEXTO II
Apinhado de gente ansiosa em busca de parentes desaparecidos e jovens enfurecidos, que recebiam as ambulâncias aos gritos de "Deus é grande", o hospital de Ramalah, cidade vizinha de Jerusalém, revivia o clima dos dias mais violentos da intifada. A realidade contudo era bem diferente. A entrada da polícia de Arafat em confronto aberto com o Exército de Israel estabeleceu uma nova realidade na difícil convivência entre palestinos e israelenses ...
(Revista "VEJA", 02/10/96.)
A leitura dos textos I e II nos leva à conclusão de que Israel e a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) vivem o paradoxo de terem celebrado um acordo de paz, sem, no entanto, chegarem a uma efetiva e pacífica convivência.
Explique como a formação do Estado de Israel desencadeou conflitos até hoje presenciados, desde a sua criação.
Em 1948, em virtude as mazelas do Holocaustos e da 2° guerra mundial sobre o povo judeu, foi criado o Estado de Israel em  um grande território ocupado pelo povo palestino. A criação do país levou a expulsão do palestinos das terras consideradas sagradas pelo povo judeu. Os conflitos árabe-israelenses se processam diante da disputa do território israelense, fato este que causou turbulências em todo oriente médio e o Norte da África.
03. Faça uma relação entre o fim da URSS com a atual crise na Ucrânia.
Com o fim da União Soviética e a sua desfragmentação, houve um reordenamento geopolítico no leste europeu. Vários países foram consolidados, e alguns deles ainda passam por transformações em seus territórios. A crise da Ucrânia é um exemplo deste reordenamento, no qual a região da Crimeia (sul da Ucrânia) passou a ser invadida pelos russos que reivindicam a posse da península.  
04. O petróleo não é uma matéria-prima renovável e precisou de milhões de anos para sua criação. A maioria dos poços encontra-se no Oriente Médio, na antiga União Soviética e nos EUA. Sua importância aumentou desde meados do século XIX, quando era usado na indústria e hoje é um dos grandes fatores de conflitos no Oriente Médio. Explique como a criação da OPEP afetou a economia mundial e gerou inúmeros conflitos no Oriente Médio.
Em virtude da revolução islâmica e dos diversos conflitos entre o Ocidente e o Oriente, os países do Oriente médio criaram a OPEP (Organização dos Países Exploradores de Petróleo). Estes países passaram então a regulamentar a produção petrolífera da região, estabelecendo um forte controle na comercialização do combustível fóssil.  Em meados da década de 70, a produção petrolífera entrou em crise devido a guerras e ao aumento absurdo do preço do barril de petróleo neste período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário