Que a água é um bem essencial à todos, todos nós sabemos disso.E sabemos também que esse fluido da vida tão importante para a nossa sobrevivência, merece nossas mais valiosas atenções. Por isso, não custa nada lembrar que, aos pouco, a qualidade da água vem decaindo e não levará muito tempo para nós sentirmos a sua falta. Vale ressaltar que menos de 3% da água do nosso planeta é doce, sendo que apenas 0,2% é acessível para o consumo humano.
Mas o que eu quero deixar bem claro, é que os sentimentos de culpa e de autoflagelação (economizar ao máximo o consumo da água da sua casa, diga-se de passagem) não deve ser levado tão a sério assim. Isso porque, devemos nos preocupar com os verdadeiros responsáveis pelo consumo da água potável: a indústria e a agricultura. Se o consumo residencial de água é de apenas 10% do total, 67% é utilizado na produção agrícola e 23% no setor secundário.
Apesar de a ONU (Organização das Nações Unidas) anunciar que 87% da população mundial tem acesso a água, vale ressaltar que 900 milhões de pessoas ainda carecem deste bem essencial. Isso sem falar na falta de saneamento básico, uma necessidade não menos importante quando consideramos a questão da saúde coletiva.
A água é um bem de todos e todos nós temos direito a esse bem. Para isso, devemos repensar os nossos conceitos sobre esse tema, para aí sim criarmos soluções cabíveis para evitar o seu desperdício.
Conheci seu Blog através da comunidade GEOGRAFIA no Orkut. Está de parabéns ! Assuntos interessantes e polêmicos tratados por uma visão simples, didática e clara. Estarei sempre passando por aqui pra saber de mais coisas. Sucesso no Blog
ResponderExcluir