terça-feira, 30 de julho de 2013

Saiba qual a diferença entre asteroide, meteoro e meteorito [Fonte: http://www.baboo.com.br/]

Saiba qual a diferença entre asteroide, meteoro e meteorito
Por: Fávio Croffi em 19/fev/13
No final da semana passada, o assunto “meteorito” entrou em pauta não só no Brasil, como no mundo inteiro. Além de todos esperarem a passagem do asteroide DA14, a uma distância “próxima da Terra”, a 27 mil quilômetros, ocorreu um evento que ninguém esperava. Um fragmento menor atravessou o céu da Rússia e explodiu em centenas de fragmentos, causando pânico ao quebrar vidros, disparar alarmes de carros e ferir cerca de 1.200 pessoas.
No entanto, ao vermos as palavras asteroide, meteoro e meteorito, pinta aquela dúvida: qual a diferença entre asteroide, meteoro e meteorito? Pois estamos aqui justamente para responder.

Qual a diferença entre asteroide, meteoro e meteorito?



Asteroide
A palavra, que deriva do termo grego “astér”, estrela, e “oide”, sufixo que denota semelhança, é usada para dar o nome aos fragmentos que perambulam em torno do Sol e são como “sobras” da formação do Sistema Solar. Logo, são corpos rochosos e metálicos. Isso significa que eles podem ter cerca de 4,5 milhões de anos. Seus tamanhos podem variar muito. Há asteroides de até quase 1.000 Km de diâmetro, e outros com menos de um quilômetro.

Saiba qual a diferença entre asteroide, meteoro e meteorito
Meteoro
Da palavra grega Meteoron, que significa “fenômeno no céu”, o Meteoro é o fenômeno para descrever o efeito visual da faixa de luz a qual um objeto que entra na superfície da Terra cria. Ocorre normalmente a uma altura de 80 a 110 Km acima do nível do mar. Este fenômeno é chamado popularmente também de “estrela cadente”. Aquele à qual existe o mito antigo de realizar um pedido quando é avistado. Além disso, há o meteoroide, nome dado ao objeto que vaga no espaço e que não entra em contato com a superfície da Terra.
Saiba qual a diferença entre asteroide, meteoro e meteorito
Meteorito
O Meteorito nada mais é que um meteoróide que atinge a superfície da Terra ou outro corpo do Sistema Solar sem ser completamente vaporizado. Ou seja, ele chega até o chão, antes de ser completamente queimado, como acontece normalmente com as “estrelas cadentes”. Eles podem ter formações rochosas ou elementos químicos, pois também se referem a matérias criadas no início da formação do Sistema Solar.
Agora que você sabe a diferença entre os termos, dá para entender melhor o que aconteceu na semana passada:
Um asteroide (DA14) passou “próximo da Terra”. Enquanto isso, um meteoro foi avistado no céu da região da Rússia. E esse meteoro, apesar de grande parte de ter sido vaporizado, criou alguns meteoritos que se espalharam pela superfície.
[Fonte: http://www.baboo.com.br/]

Nenhum comentário:

Postar um comentário